domingo, 25 de abril de 2010

MEU AMOR QUE EU NÂO SEI

Meu amor que eu não sei. Amor que eu canto. Amor que eu digo.
Teus braços são a flor do aloendro.
Meu amor por quem parto. Por quem fico. Por quem vivo.
Teus olhos são da cor do sofrimento.

Amor-país.
Quero cantar-te. Como quem diz:

O nosso amor é sangue. É seiva. E sol. E primavera.
Amor intenso. Amor imenso. Amor instante.
O nosso amor é uma arma. E uma espera.
O nosso amor é um cavalo alucinante.

O nosso amor é um pássaro voando. Mas à toa.
Rasgando o céu azul-coragem de Lisboa,
Amor partindo. Amor sorrindo. Amor doendo.
O nosso amor é como a flor do aloendro.

Deixa-me soltar estas palavras amarradas
Para escrever com sangue o nome que inventei.
Romper. Ganhar a voz duma assentada.
Dizer de ti as coisas que eu não sei.
Amor. Amor. Amor. Amor de tudo ou nada.
Amor-verdade. Amor-cidade.
Amor-combate. Amor-abril.
Este amor de liberdade.


In "Amor Combate"

Joaquim Pessoa


3 comentários:

  1. ana Isabel
    tu és ...linda...

    gosto de vir aqui.

    .............
    Somos mesmo da mesma terra...

    Sinto... Magia.


    um beijo
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Ana Isabel,

    Belo poema do Joaquim Pessoa!
    Pela Liberdade... 25 de Abril sempre!!!

    Abraços!
    AL

    ResponderEliminar
  3. *
    Joaquim Pessoa
    a pessoa da poesia,
    ,
    conchinhas,
    ,
    *

    ResponderEliminar